O Bitcoin

O que é Bitcoin.

Bitcoin é uma criptomoeda onde a criação e transferência é baseada em protocolos código aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central. Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou Smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária.


1 moeda de Bitcoin vale atualmente cerca de R$ 1.500,00.

O conceito foi introduzido em 2008 num paper publicado por um programador com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto que o chamou de sistema eletrônico de pagamento peer to peer.


O nome também se refere ao programa código aberto que ele projetou para o uso da moeda e a respectiva rede peer-to-peer que é formada. Diferente da maioria das moedas, a bitcoin não depende da confiança em nenhum emissor centralizado, como um servidor de um grande banco por exemplo. A bitcoin usa um banco de dados distribuídos espalhados pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações, e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.


O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira, ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. A topologia P2P da rede Bitcoin, e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de Bitcoins ou induza inflação "imprimindo" mais notas. No entanto, grandes movimentos de procura podem fazer com que o seu valor aumente no mercado de câmbio.


Apesar de os participantes da rede serem anônimos, todas as trocas ficam abertas ao público como medida de segurança para que a moeda não seja usada duas vezes.


Melhor explicando, o funcionamento é simples: basta baixar o software do Bitcoin, criar uma carteira virtual e passar a fazer parte da rede que gerencia as transações com a moeda. Ao realizar cálculos que a rede precisa, você tem chances de ganhar Bitcoins em troca do "esforço" do seu computador. A verdade é que atualmente a complexidade é tamanha que a única maneira de conseguir Bitcoins é comprando moedas dos vários sites de câmbio.


Nos Estados Unidos, já é possível comprar produtos eletrônicos, games, roupas, acessórios e até comida com moeda virtual. Mais do que isso, algumas empresas têm remunerado freelancers com a moeda e outras têm vendido bens, como carros usados e computadores, em Bitcoins.


No Brasil, o mercado nacional de Bitcoins voltou a funcionar recentemente. O serviço conta com cerca de dois mil clientes e este numero continua crescendo.


Site oficial, onde você pode fazer o download de sua carteira Bitcoin e começar a trabalhar com esta incrível moeda virtual: https://bitcoin.org

Um comentário: